sexta-feira, 17 de maio de 2013

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

SISTEMA DE ATERRAMENTO


O aterramento elétrico de uma instalação nos protege quando estamos em contato com um equipamento energizado, minimizando o risco de sofrer um choque ou descarga elétrica. Trata-se de um sistema que assegura, em caso de falha no isolamento, que as partes metálicas dos aparelhos descarreguem a corrente elétrica no solo, sem afetar o usuário.
O sistema funciona por meio de um terceiro fio incorporado às tomadas e cabos elétricos, o chamado terceiro condutor, que representa a proteção contra um choque ou descarga elétrica. Além de evitar acidentes pessoais, protege também os aparelhos elétricos.
Siga estes conselhos básicos e aumente sua segurança:
• Nunca elimine não o terceiro condutor ou fio terra dos equipamentos elétricos e eletrônicos.
• Ferros de passar, cafeteiras, fornos e qualquer outro eletrodoméstico que utiliza calor devem ter o terceiro condutor em material isolante resistente a altas temperaturas para evitar que derretam.
• Se tiver que usar uma extensão, certifique-se que ela tenha três entradas. Caso contrário ela anula o efeito de proteção do terceiro condutor.
• Contrate um especialista para revisar sua instalação e testar o aterramento existente ou implantar um sistema caso não haja um.






TERRÔMETRO DIGITAL   TIPO ALICATE



O alicate terrômetro mede a resistência de sistemas de aterramento formados por estacas ou malhas pequenas por medição da resistência de um laço de terra aproveitando a presença de aterramentos vizinhos, sem a necessidade de utilizar estacas auxiliares próprias e sem desconectar o aterramento sob teste.
Este alicate terrômetro é especialmente indicado para medir a resistência própria de um determinado eletrodo que faz parte de um sistema de aterramento complexo. Também permite detectar rapidamente a existência de conexões inadequadas e contatos de má qualidade.