quinta-feira, 16 de maio de 2013


INSTALAÇÕES ELÉTRICAS – UM PERIGO SILENCIOSO

Frequentemente somos informados pela mídia sobre acidentes com eletricidade, incêndios gerados por curtos-circuitos, queima de equipamentos nas empresas após a ocorrência de chuvas e descargas atmosféricas, e até a morte de pessoas envolvidas em acidentes com choques elétricos. Geralmente os casos são tratados apenas como fatalidades, e não são abordadas as questões técnicas que podem ter favorecido a ocorrência dos acidentes.

A falta de um projeto das instalações elétricas elaborado por profissional especializado, a deficiência técnica na hora da execução dos serviços e a falta de manutenção nas instalações elétricas estão entre as principais causas dos acidentes. Com eletricidade não se brinca, principalmente por ser um perigo silencioso, que nem sempre dá avisos do risco iminente.

Para se ter uma ideia, centenas de mortes por choques elétricos poderiam ser evitadas apenas com a instalação de um dispositivo que é obrigatório pela norma técnica NBR 5410 desde 1997, DR, que desliga o circuito elétrico em caso de fugas de corrente que, somado a outras medidas de segurança que deveriam estar presentes em todas as instalações, evitariam centenas de acidentes todos os anos.

Para obtermos uma instalação elétrica segura, eficiente e com uma vida útil otimizada, é necessário em primeiro lugar um projeto elaborado por um profissional especializado com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e posteriormente a execução do serviço por uma equipe especializada com a apresentação da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) da obra, que é o selo de qualidade do bom profissional.

É fundamental observar que uma obra bem planejada e bem executada, além de proporcionar segurança às pessoas que convivem no ambiente, beneficia os proprietários com economia de energia ao longo dos anos, economia de recursos financeiros na hora da construção e aumento da vida útil da instalação e equipamentos.
  
Fonte:Engenheiro Maicon Coelho